O município de Catunda, no interior do Ceará, teve sua situação de emergência reconhecida pelo governo federal, em portaria publicada nesta quarta-feira, 24, no Diário Oficial da União. A decisão foi tomada após a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) constatar que o município está enfrentando problemas graves devido à falta de chuvas.
No documento, a SEDEC afirma que a estiagem deixou o solo da região “extremamente seco”, dificultando o acesso da população à água potável para consumo. Ainda segundo a pasta, os mananciais do município não possuem reservas suficientes para abastecer a população.
Em novembro do ano passado, a prefeitura de Catunda já havia decretado situação de emergência devido à estiagem. Na época, a prefeita Ravenna Fernandes pediu ajuda do governo federal com o retorno da Operação Pipa na cidade, bem como apoio para angariar fundos a serem utilizados no combate às consequências enfrentadas.
Com o reconhecimento da situação de emergência pelo governo federal, o município de Catunda poderá receber recursos federais para a realização de obras e ações emergenciais, como a construção de poços artesianos, a distribuição de água potável e o fornecimento de cestas básicas para a população.