A redução de pacientes internados com o novo coronavírus foi notada meses atrás no Hospital São Lucas. A busca por atendimentos relacionados à covid-19 havia estabilizado.
Mas a situação voltou a preocupar recentemente os profissionais do hospital. Os pedidos de internações aumentaram, assim como a busca por atendimentos a suspeitas de infecções pelo coronavírus.
Dr. João Victor Melo, diretor clínico do hospital São Lucas, em entrevista na Rádio Poty, revelou que têm vivido o temor de que a situação piorou. Que o público jovem tem lotado os leitos do hospital, aumentando a demanda de internações, seja nas enfermarias, seja nos 20 leitos de UTI.
Dr. Marcos Granemann, diretor geral do hospital São Lucas, relatou também sua preocupação com a grande demanda de internações. Falou sobre uma reunião que já teve com secretários de saúde da região dos Sertões de Crateús, onde ficou evidenciado a falta de oxigênio em alguns hospitais. Foi descartado, no momento, a possibilidade de colapso de oxigênio no hospital São Lucas, pois lá possui um tanque que é recarregado toda semana. Mas não descartou a possibilidade de chegar a uma situação mais crítica.
Foi reforçado os pedidos para que a população tomem os devidos cuidados, evitem sair de casa, façam o uso correto dos utensílios de proteção e que todos evitem aglomerações.