A linha de crédito rural para custeio antecipado é uma importante ferramenta de financiamento que permite ao produtor rural adquirir mais cedo seus insumos agrícolas, com um melhor planejamento da safra. Neste ensejo, a partir da compra antecipada, o agricultor consegue melhores condições de preço e mercado.
De acordo com Manoel Sobrinho, gerente de uma cooperativa de crédito agrícola em Crateús, destacam-se como principais produtos acessíveis aos produtores rurais através da referida modalidade de financiamento os insumos agrícolas ou pecuários, como sementes e mudas, fertilizantes, pesticidas, ração e medicamentos.
“Viabilizamos, por meio de uma parceria com o Banco do Brasil, melhores condições de preço no mercado para os agricultores familiares. Assim, ao obter recursos antecipados, o produtor tende a adquirir seus insumos a custos mais baixos”, reforça Sobrinho.
Ainda conforme o representante da cooperativa de crédito, o custeio agrícola destina-se, majoritariamente, aos produtores que possuem DAP variável.
Cabe ressaltar que, para o período agrícola de 2022, o Banco do Brasil deve disponibilizar cerca de R$ 16 bilhões em recursos.
Com informações do repórter Antônio Fontenele