A Prefeitura de Crateús informou, nesta quinta (03), que o município registrou queda no número de casos ativos de Covid-19. Dados da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) demonstram que, em relação ao último boletim epidemiológico divulgado pela Pasta, a estimativa de recuperados subiu de forma considerável.
Neste ensejo, também foram zeradas as internações nos leitos de enfermaria e de terapia intensiva no Hospital São Lucas de Crateús. No entanto, segundo o diretor da unidade, o funcionamento das UTI’s permanecerá inalterado.
“Apesar da tendência de queda no número de casos de Covid, os leitos de UTI e enfermaria vão continuar abertos. Tivemos nesta semana o Carnaval, período no qual foram registradas algumas aglomerações, que podem desencadear um novo aumento no número de positivados. Vamos aguardar a evolução dos casos por 15 ou 20 dias e depois disso a situação será reavaliada”, afirma a coordenara do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Mara Melo.
Com relação aos quatro óbitos adicionados nas últimas semanas pelo Boletim Epidemiológico, a gestora diz que a maioria dos vitimados pela doença não apresentavam esquema vacinal completo, ao passo que tinham comorbidades graves, que debilitaram as defesas imunológicas.
“Infelizmente, tem entre os mortos, jovens adultos que estavam com esquema vacinal incompletos. Para enfrentar a variante Ômicron, é necessário tomar a dose de reforço”, aconselha a gerente.
Com informações do repórter Antônio Fontenele