Crateús recebe novas remessa da vacina AstraZeneca e retoma aplicação da segunda dose

0

A Prefeitura de Crateús realizou nesta quarta (22) e quinta (23) uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19, com a aplicação de segundas doses na sede da Secretaria de Saúde. Na oportunidade, foram disponibilizados cerca de 900 doses de imunizantes, sendo obedecido o seguinte cronograma: 2ª dose da AstraZeneca para pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 20 de junho; 2ª dose da Pfizer para os cadastrados no sistema de Saúde digital vacinados até o dia 10 de julho; e 2ª dose da Coronavac para pessoas com até 28 dias após a aplicação da 1ª dose.

Cabe destacar que a vacinação com a segunda dose da AstraZeneca ficou comprometida nos últimos dias devido o desabastecimento do imunizante, situação semelhante a que ocorreu em todo o país. De acordo com a coordenadora do setor de imunização em Crateús, Ana Azevedo, o motivo para a falta de doses está associado ao atraso na entrega do componente utilizado para a produção, o Ingrediente Farmacêutico Ativo -IFA, que é importado da China.

“Recebemos uma pequena remessa de doses da AstraZeneca nesta semana, o que permitiu um leve avanço na imunização do público. No entanto, as perspectivas para os próximos dias são positivas, haja vista que a Fiocruz já reiniciou a produção de vacinas após a chegada do IFA. Devemos em breve normalizar o calendário de vacinação para quem tomou este imunizante”, disse.

No tocante ao intervalo entre primeira e segunda dose da Pfizer, a gestora confirma a redução do período para oito semanas, ou seja, dois meses.

Com informações do repórter Antônio Fontenele