Cirurgias eletivas serão retomadas em Crateús nos próximos 10 a 15 dias, garante o diretor do Hospital São Lucas

0

As cirurgias eletivas deverão ser retomadas em Crateús nos próximos dias, após uma interrupção de 17 meses. A informação foi concedida com exclusividade hoje, 02, à reportagem da Rádio Poty pelo diretor do Hospital São Lucas, Dr. Marcos Granemann. Para viabilizar a decisão, foram realizados encontros na última semana entre representantes da Secretaria da Saúde do município e da direção da unidade hospitalar. Na ocasião, foi considerado o monitoramento dos números da doença, que mostra cenário favorável a nível local, com queda de casos, internações e óbitos, possibilitando o retorno gradual dos procedimentos.

Vale destacar que, segundo Dr. Marcos Granemann, o prazo estipulado para a retomada das cirurgias eletivas no Hospital São Lucas é de 10 a 15 dias. Conforme o diretor da principal unidade de atendimento da Região dos Sertões de Crateús, será utilizado inicialmente 01 leito de UTI para a alocação dos pacientes que realizarão as cirurgias.

“Após a vistoria promovida por representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), conseguimos a liberação de dois leitos de Unidade de Terepia Intensiva para o uso geral, incluindo as cirurgias eletivas. Nesta retomada, vamos utilizar um dos leito e, mais adiante, o segundo”, afirma.

Em relação à equipe clínica responsável pela realização dos procedimentos, Granemann enfatizou a chegada de novos profissionais: dois cirurgiões – totalizando agora cinco – e um anestesista. “Estamos dialogando com o Estado sobre a possibilidade de liberação de mais plantonistas para compor as equipes médicas voltas às cirurgias eletivas, a exemplo de um obstetra e um traumatologista”, acrescenta o diretor.

Cabe salientar ainda que, de acordo com o planejamento estipulado, o segundo hospital de campanha montado em anexo à unidade principal permanecerá exclusivo para o atendimento de pacientes com Covid-19, incluindo uma UTI específica para tais casos. No tocante ao retorno do mutirão de procedimentos eletivos, o gestor do Hospital São Lucas ressalta que todos os pacientes deverão apresenta exame recente com resultado negativo para Covid-19 antes da internação. “Estamos alinhando com a Secretaria de Saúde acerca da necessidade de reavaliação e execução de novos exames em pacientes já encaminhados, haja vista que os quadros clínicos podem ter sido alterados durante a pandemia”, conclui.

Com informações do repórter Antonio Fontenele