Chuvas devem se concentrar no Litoral Norte, Ibiapaba e no Cariri neste início de semana

0

O Ceará apresenta, para esta segunda-feira, 6, cenário de chuvas mais abrangentes nas macrorregiões do Litoral Norte, da Ibiapaba e no Cariri, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nas demais macrorregiões do Estado, o cenário é de chuvas isoladas. Conforme a Fundação Cearense, as precipitações podem ter intensidade variando de fraca a moderada.

Pela manhã, as chuvas poderão ocorrer na faixa litorânea e no Cariri. Já pela tarde e noite, a maior probabilidade é de precipitações na Ibiapaba, Jaguaribana, Cariri, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns.

A ocorrência de chuvas se deve à formação de áreas de instabilidade em razão da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do setor norte do Nordeste do Brasil. Também contribuem para o cenário o sistema de brisa e os efeitos locais, como a combinação de temperatura e umidade, além da interação da circulação dos ventos com o relevo.

Para terça-feira, 7, a expectativa é de céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens com chuva isolada na Ibiapaba, no Litoral Norte e no Cariri. Nas demais macrorregiões, há baixa possibilidade de chuva isolada. Para a capital cearense, Fortaleza, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada até pelo menos terça-feira, 7.

PRECIPITAÇÕES

O Ceará registrou, entre sábado e domingo, 6, chuvas em mais de 70 municípios, segundo a Funceme. Os maiores acumulados ocorreram em Santana do Acaraú (56 mm), Ipaumirim (51.2 mm) e Uruoca (48.5 mm). Também foram registrados bons volumes nas cidades de Coreaú (45.2 mm), Morada Nova (39 mm) e Pacujá (32 mm). Já no intervalo de 24h finalizado no sábado, 5, choveu em 105 municípios cearenses, com destaque para Itapipoca (125.4 mm), Fortaleza (81.2 mm) e São Gonçalo Do Amarante (58 mm).

O Estado finalizou fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, que segue até maio, com a melhor reserva hídrica dos últimos 10 anos – 31,2% de abastecimento nos 157 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Na tarde deste domingo, 5, a reserva é de 31,4%, com seis reservatórios sangrando: Caldeirões, Valério, Acarape do Meio, Germinal, Tijuquinha e Rosário. Outros sete estão na iminência de ultrapassar a lâmina máxima: Muquém (99,9%), Itapajé (93,92%), Quandú (94,97%), Aracoiaba (97,86%), Pesqueiro (90,65%), Junco (99,47%) e Ubaldinho (93,85%).