Agricultores familiares do município de Crateús estão dispensados do pagamento do boleto do Programa Hora de Plantar. A informação foi confirmada nesta segunda (11), pelo gerente regional da Ematerce, Edivaldo Costa.
De acordo com o representante da entidade, a medida foi autorizada pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e teve como motivação a baixa frequencia de índices pluviométricos, além da perda de safra acima de 50% – conforme indicado em laudo técnico desenvolvido pela Ematerce.
Vale ressaltar que o Programa Hora de Plantar consiste em uma ação que visa o fortalecimento da agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciam o aumento da produtividade das culturas e melhoram o nível de renda dos beneficiários.
Para participar da iniciativa, o agricultor familiar precisa realizar cadastro e atualizá-lo anualmente num dos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). Através da demanda por culturas transmitida digitalmente, a Secretaria lança Editais de Credenciamento direcionadas a pessoas jurídicas interessadas em fornecer sementes, manivas, raquetes de palma, mudas e essências florestais ao programa.
Com informações do repórter Antônio Fontenele