Com a chegada de setembro, o trimestre mais quente do ano começou no Ceará, ocorrendo de setembro a novembro. Esse período é chamado de “B-R-O Bró”, e, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em 2024, é previsto que a estação ocasione um aumento de temperaturas, principalmente em cidades do Interior.
A Funceme detalha que as temperaturas máximas podem alcançar entre 36°C e 37°C em cidades do Cariri, do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central e Inhamuns. Vale lembrar essa temperatura já chegou a ser atingida em Amontada, município da Região norte, durante a última segunda-feira (2), quando teve uma máxima de 36,2°C.
Enquanto isso, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e na Capital, está previsto uma temperatura máxima de 33°C , e a mínima de aproximadamente 23°C. No restante das regiões, se espera uma variação entre 29°C e 34°C.
Vinicius Oliveira, meteorologista da Funceme, afirma que, durante este período, é natural que o padrão de circulação atmosférica favoreça predominância de estabilidade atmosférica, portanto, se espera tempo firme em todas as regiões. “Logo, com condições de sol e poucas nuvens é natural que as temperaturas sejam elevadas em comparação a outros meses como, por exemplo, os da quadra chuvosa”, disse o meteorologista.
Além disso, Oliveira salienta que s temperaturas máximas tendem a ser mais elevadas nas cidades do interior do Estado, uma vez que há uma menor isponibilidade de umidade no ar devido a distância em relação ao Oceano Atlântico.
Cidades das regiões do Cariri, do Vale do Jaguaribe, do Sertão Central e do Inhamuns, de acordo com a Funceme, é previsto que as temperaturas máximas podem alcançar em torno de 36°C e 37°C