Chuvas em Pernambuco: Bolsonaro e ministros sobrevoam Recife e lamentam a tragédia

0

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou, nesta segunda-feira (30), algumas das áreas mais atingidas pelas chuvas no Grande Recife. Acompanhado por ministros, o chefe do Executivo concedeu entrevista coletiva, lamentou a tragédia, criticou a ausência do governador Paulo Câmara (PSB) no evento e anunciou medidas para auxiliar as vítimas da tragédia.

Na oportunidade, o gestor disse que tentou pousar em áreas atingidas, mas que não foi possível devido ao risco. “A recomendação dos pilotos era que, tendo em vista a consistência do solo, poderíamos ter um incidente. Então resolvemos não pousar. Desde o início do problema das chuvas, como de praxe, as forças armadas foram as primeiras a se mobilizar e independente de qualquer solicitação”, afirmou Bolsonaro

“Estamos atentos às fortes chuvas que atingem Pernambuco e outros estados do nosso Nordeste. Determinei ao Ministério do Desenvolvimento Regional o monitoramento ininterrupto da situação, com o envio de equipes para prestar o auxílio necessário às autoridades locais no socorro às regiões afetadas”, completou o presidente.

A comitiva foi formada pelos ministros Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), Carlos Brito (Turismo), Ronaldo Bento (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde) e Anderson Torres (Justiça).

As fortes chuvas acontecem desde a segunda-feira (23). A primeira morte ocorreu na quarta-feira (25), em Olinda. Desde então, foram mais de 90 óbitos confirmados em decorrência das chuvas no estado.

Neste ensejo, o ministro Daniel Ferreira informou que sairá uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) com o reconhecimento de decretos de emergência já expedidos pelos municípios. A medida vai facilitar a liberação de recursos do governo federal.

“Ainda hoje serão publicados em edição extra Diário Oficial da União o reconhecimento federal de todos os decretos publicados e inseridos no sistema”, frisou o titular da pasta.

Parte dos recursos será usada para prestar atendimento humanitário para a população afetada com a doação de cestas básicas, kits de higiene, colchões para os desabrigados, ao passo que também serão aplicados no restabelecimento de serviços essenciais, como energia elétrica, abastecimento de água, limpeza urbana, entre outros.

Com informações da Redação