China tem surto de 5 mil casos de Covid e decreta lockdown para 30 milhões de pessoas

0

Quase 30 milhões de pessoas foram confinadas na China nesta terça-feira (15). Dados da Comissão Nacional da Saúde (CNS) mostram que o país registrou 5.280 casos da doença nas últimas 24 horas. Por isso, ao menos 13 cidades enfrentam um lockdown e várias adotaram fechamentos parciais.

Vale lembrar que o país conseguiu conter as infecções após a primeira onda da doença no fim de 2019 na cidade de de Wuhan, mas enfrentou recentemente vários focos vinculados à variante ômicron.

A província de Jilin (nordeste do país) foi a mais afetada, com mais três mil casos nesta terça-feira, segundo a CNS. A capital provincial Changchum, com nove milhões de habitantes, assim como outras cidades, estão em confinamento total.

A Bolsa de Hong Kong registrou queda de 6,20% nesta terça-feira, enquanto Xangai fechou em baixa de 4,95%. Dezenas de voos domésticos a partir dos aeroportos de Pequim e Xangai foram cancelados.

“O recente surto de covid e as novas restrições, em particular o confinamento em Shenzhen, pesarão sobre o consumo e causarão interrupções no abastecimento a curto prazo”, afirmam especialistas.

Com informações da Redação