Em razão do cenário de queda contínua de casos de Covid-19, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou que, a partir da próxima sexta-feira, 19, os Centros de Testagem (CTs) gratuitos no Hotel Excelsior (na Praça do Ferreira) e no Aeroporto de Fortaleza, bem como os CTs da rede parceria (Sesi, Sesc e Senac) na Capital e no Interior deixarão de funcionar.
“Caso haja um novo crescimento de casos ou uma nova onda da Covid-19 no Estado, poderemos reativar esses equipamentos. Na atenção básica, nos postos de saúde, ou na média e alta complexidade, nos hospitais, há testagem para suspeitos sintomáticos ou pacientes com síndromes gripais”, explica em nota a secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesa, Sarah Mendes.
Ainda conforme a gestora, o quadro positivo decorre, especialmente, do avanço na vacinação contra a Covid-19 no Ceará, que figura na terceira colocação do ranking nacional de coberturas vacinais por esquema completo (primeira e segunda dose) e por doses de reforço, atrás somente de São Paulo e Piauí.
“Como autoridades de saúde, recomendamos que a população siga tomando todas as doses da vacina, incluindo os reforços, para que sejam mantidos os avanços econômicos e sociais conquistados com a redução dos indicadores da doença”, completa a secretária.
Com informações da Redação