O Centro de Atendimento Especializado à COVID-19 em Crateús funcionará pela última vez no domingo (13). A unidade, criada no período mais crítico da pandemia, será fechada devido à diminuição da demanda, fruto da queda no número casos e do avanço da vacinação.
As pessoas que tiverem sintomas gripais suspeitos deverão, a partir da próxima segunda-feira (14), procurar as respectivas unidades básicas de saúde.
Neste ensejo, a coordenadora da atenção primária de saúde, Adriana Rodrigues, reforçou que o serviço pode ser reestabelecido caso um novo surto, ocasionado pela chegada de outras variantes, venha a acontecer. Ele destacou ainda que a população precisa manter as medidas protetivas e o uso de máscara para que a situação permaneça em equilíbrio.
O Centro de Testagem do Hospital Gentil Barreiras, por sua vez, será mantido até o fim do mês.
“A positividade dos testes vem caindo de forma contínua. A testagem continuará sendo feita nas unidades de atenção primária. Pessoas com sintomas respiratórios, suspeita de Covid ou que tiveram contato com alguém com a doença devem ser testadas. A expectativa, porém, é que, nas próximas duas semanas, tenhamos um cenário epidemiológico ainda melhor do que o atual”, afirma a gestora.
Com informações do repórter Antônio Fontenele