Neste mês de abril, o cearense deve preparar o bolso para um possível aumento na conta de energia. Logo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definirá em reunião no próximo dia 15 de abril, o índice de reajuste anualaplicado às tarifas da Enel, distribuição no Estado.
O dia 22 de abril é geralmente a data escolhida para esse aumento ocorrer. Em média, 3,8 milhões de consumidores da companhia no Ceará serão afetados por essa definição.
Vale ressaltar que os valores mudam de acordo com classe consumidora, com porcentagens diferentes para clientes residenciais, rurais e industriais.
De 2020 para 2024 o percentual de reajuste médio aplicado à tarifa de energia elétrica da Enel Ceará foi diverso. Com atenção somente para o primeiro ano de pandemia, quando houve redução na taxa ao invés de aumento. Os índices foram de -2,8% em 2020; +3,06% em 2021; +24,85% em 2022; +8,95% em 2023 e +3,9% no ano passado.
O reajuste tarifário anual é um processo regulado que considera uma série de fatores, como os custos não gerenciáveis, que abrange encargos setoriais e transmissão (integralmente repassado aos consumidores); os custos gerenciáveis, sobre a operação e manutenção da distribuidora (revisados periodicamente); o índice de reajuste tarifário (IRT), leva em conta os ganhos; e a inflação, que calcula a variação dos custos.