A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, nesta segunda-feira (28), um prognóstico de chuvas no Estado para os próximos três meses – período que compreende os meses de março a maio. Conforme o documento, o Ceará tem 45% de probabilidade de ter chuvas dentro da média. As chances de que as precipitações sejam abaixo da média é de 35%. Há ainda 20% de possibilidade de precipitações acima da média.
A nova previsão traz uma perspectiva de menos chuvas em comparação com o prognóstico anterior. Em janeiro deste ano, a Funceme apresentou dados indicando que o estado tinha 40% de chances de ter chuvas acima da média entre fevereiro e abril.
De acordo com o presidente do órgão, Eduardo Martins, os modelos de previsão apontam uma alta variabilidade na distribuição das chuvas dentro do estado. “Basicamente, as chuvas que estão acontecendo são provocadas por instabilidades”, pontua o titulr da Funceme.
Ainda segundo o documento emitido pela entidade, o clima no Ceará está sofrendo interferência do fenômeno La Niña, o qual consiste em um resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico, gerando interferência nas chuvas em diversas áreas da América Latina, incluindo o Brasil.
Neste ensejo, a Funceme indica que houve predominância da La Niña nos meses de novembro, dezembro e janeiro, mas há tendência de enfraquecimento desde o início de fevereiro.
Com informações da Redação