Ceará retoma cirurgias eletivas na rede estadual após diminuição dos casos de Covid-19

0

Com a redução dos casos de Covid-19 nos municípios, as cirurgias eletivas voltam a funcionar nas unidades de saúde estaduais a partir desta segunda-feira (14). De acordo com o secretário de saúde do Ceará, Marcos Gadelha, a decisão foi tomada em virtude da melhora do cenário epidemiológico e do avanço da vacinação.

O retorno irá acontecer de modo gradual, considerando o avanço ou a diminuição de casos confirmados do novo coronavírus. Em janeiro deste ano, todas as cirurgias eletivas nos hospitais da rede estadual foram suspensas em decorrência do aumento de casos Covid-19 e de síndrome gripal.

“Estamos, a partir de hoje, retornando gradativamente nosso programa de cirurgias eletivas no estado do Ceará. Vale ressaltar que essa iniciativa decorre, principalmente, em virtude da melhora do cenário epidemiológico relativo à Covid-19, quando nós tivemos uma diminuição importante no atendimento das nossas unidades de saúde (UPA’s)”, explicou Gadelha.

Ainda conforme o secretário, o estado também registra uma diminuição na positividade dos exames de Covid-19, o que significa, segundo ele, “uma menor transmissibilidade do vírus e uma demanda menor por leitos de internação, tanto de enfermaria quanto de UTI”.

Com informações da Redação