Ceará registra aumento de casos de dengue em 2024

0

Ceará registra 3.480 casos de dengue em 2024, com um óbito confirmado. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nesta terça-feira (7), em atualização do IntegraSUS. Até o dia 5 de maio, foram notificados 25.486 casos suspeitos da doença, dos quais 10.705 foram confirmados e 14.781 descartados.

Dentre os casos confirmados, 13 pacientes estão em estado grave. A maioria dos casos está entre pessoas com idades entre 20 e 49 anos e do sexo feminino. A taxa de incidência para os casos confirmados é de 27,0 por 100 mil habitantes, considerada baixa pela Sesa.

Vacinação contra a dengue começa no dia 13 de maio. As 42 mil doses de vacina destinadas ao Ceará já estão no estado e serão aplicadas em Fortaleza, Aquiraz, Eusébio e Itaitinga, contemplando 25% do público-alvo de 10 a 14 anos. A data de início da vacinação foi definida em conjunto com os quatro municípios, de acordo com critérios do Ministério da Saúde.

Medidas de prevenção continuam sendo importantes. A Sesa reforça a necessidade da população eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. O mosquito se prolifera em água parada, por isso é importante manter recipientes tampados, eliminar lixos e entulhos e realizar a limpeza de calhas e caixas d’água periodicamente.