O Pacote de Recuperação Funcional das Rodovias Estaduais, lançado pela governadora Izolda Cela, na manhã desta terça-feira (31), vai reformar e sinalizar um total de 1.510 km em 80 trechos no prazo de um ano. O investimento será de R$ 477 milhões. O anúncio oficial foi realizado por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais, com as presenças do secretário das Cidades, Marcos Cals, e do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.
De acordo com Izolda Cela, a iniciativa é um compromisso para oferecer mais tranquilidade e conforto aos motoristas e passageiros que trafegam pela malha viária estadual, destacada pelas amplas conexões. “O Ceará tem cerca de 8.900 km de estradas estaduais pavimentadas. Uma parte delas foi mais severamente impactada pelas intensidade das chuvas, mas vamos fazer a recuperação daquilo que for possível”, salientou a governadora.
Dentro do Programa Ceará de Ponta a Ponta, executado pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), o pacote alcançará o território de 89 municípios, com serviços de reciclagem de base com adição de brita; pavimentação com revestimento asfáltico; e sinalização horizontal e vertical, entre outras ações técnicas.
Além da CE-085, que já está em processo de melhoria, outros 11 distritos operacionais serão contemplados em todas as regiões do Estado, sendo que cada trecho foi definido “pela condição de prioridade”, conforme detalhou a chefe do Executivo. São eles:
- Distrito operacional da Região Metropolitana — dez trechos (cerca de 55,92km);
- Distrito operacional de Aracoiaba — sete trechos (55,01km);
- Distrito operacional de Itapipoca — quinze trechos (276,96km);
- Distrito operacional de Limoeiro do Norte — sete trechos (167,38km);
- Distrito operacional de Santa Quitéria — sete trechos (179,28km);
- Distrito operacional de Quixeramobim — quatro trechos (151,22km);
- Distrito operacional de Sobral — doze trechos (259,70km);
- Distrito operacional de Crateús — cinco trechos (132,10km);
- Distrito operacional de Iguatu — cinco trechos (68,67km);
- Distrito operacional de Crato — cinco trechos (76,22km);
- Distrito operacional de Tauá — três trechos (87,27km)
Durante o evento, a gestora estadual ainda esclareceu que, apesar de algumas rodovias federais que cruzam o Estado também demonstrarem a necessidade de recuperação, a iniciativa não abrange as BRs, pois elas são de responsabilidade do Governo Federal.
Com informações da Redação