O Ceará terá doses suficientes para vacinar toda a população adulta cadastrada no Saúde Digital com a aquisição de 300 mil doses de CoronaVac junto ao Instituto Butantan. A compra foi realizada diretamente com a instituição, sem envolvimento do Ministério da Saúde.
O acordo foi firmado com participação de outros quatro estados — Espírito Santo, Piauí, Pará e Mato Grosso. As doses foram adquiridas para reforçar o Plano Nacional de Imunização (PNI). O governador Camilo Santana destacou a perspectiva do Estado com a compra das vacinas.
“O pedido foi uma decisão do comitê científico do Ceará, que esteve recentemente no Butantan com o presidente Dimas Covas, e estamos recebendo agora cerca de 300 mil doses para imunizar logo 100% dos adultos”, pontuou Camilo.
Ainda conforme o chefe do Executivo cearense, a intenção da compra também é de prevenir os atrasos causados pela distribuição de imunizantes viabilizada pelo Governo Federal. Na oportunidade, o governador indicou ainda que o Ceará também está na fila de espera pela ButanVac, outra vacina contra o coronavírus produzido pelo instituto.
“Por uma questão de prudência do próprio comitê, estamos aguardando a autorização da Anvisa para solicitar a aquisição de mais três milhões de doses da CoronaVac. Desde já, manifestamos o desejo de entrar na fila para receber também a ButanVac para o Ceará, até porque não sabemos ainda, de forma clara, se a vacinação ocorrerá anualmente”, complementou o governador.
Com informações da Redação