Ceará encerra março com 51% de reserva hídrica acumulada em seus açudes

0

O Ceará finalizou o mês de março com 51% das reservas hídricas acumuladas nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O número é melhor do que o registrado no mesmo período de 2024, quando o volume acumulado era de 45%.

Atualmente, 41 açudes estão sangrando no estado. Dentre os maiores reservatórios do Ceará, o Açude Banabuiú atingiu 36% de sua capacidade. O Açude Castanhão, o maior do estado, acumula 29% da sua capacidade, e o Açude Orós, o segundo maior, encontra-se em uma situação mais confortável, com 75% da capacidade.

Por bacia hidrográfica, a situação mais confortável é a do Litoral, que se encontra com 99% de reserva hídrica acumulada. As bacias do Acaraú, Coreaú, Metropolitana e Ibiapaba estão com volumes acima de 70% da capacidade total. Porém, outras duas bacias estão com volumes abaixo de 30%, que são o Médio Jaguaribe, onde está o Castanhão, e os Sertões de Crateús. A Bacia do Banabuiú, por sua vez, está com 36,6% de capacidade.

Dos 157 açudes monitorados pela Cogerh, 41 estão sangrando; 16 estão com volume superior a 90%, mas ainda não sangraram; e 30 estão com menos de 30% de capacidade.