Ceará é reconhecido como Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação

0
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou Portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira (02/05), reconhecendo o Estado do Ceará como zona livre de Febre Aftosa sem vacinação.  

A medida foi assinada pelo Ministro Carlos Fávaro na última terça-feira (30/04), prazo final para os criadores comprarem a vacina. Na mesma data, o Governador Elmano de Freitas anunciou pelas redes sociais, que o Ceará havia alcançado 90% de vacinas vendidas aos criadores e reforçou a necessidade da entrega da declaração nos postos da Adagri até o dia 15 de maio.

A campanha durou apenas 15 dias para possibilitar a mudança do status da doença ainda no ano de 2024. Contribuindo no esforço conjunto para vacinar pelo menos 90% do rebanho, uma parceria firmada entre a APRECE (Associação dos Prefeitos do Ceará) e FETRAECE (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará), adquiriu 800 mil doses de vacinas, que foram doadas aos criadores cearenses.

Estados livres de Febre Aftosa

De acordo com a Portaria, estão “reconhecidos nacionalmente como livres de Febre Aftosa sem vacinação os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.”

Elmano comemora

Na manhã de hoje (02), o Governador usou as redes sociais e comemorou a Portaria do MAPA. “Essa é uma grande conquista para os produtores cearenses. É resultado de um grande trabalho em conjunto com os Municípios, secretarias e entidades. A participação de todos contribuiu para uma mudança histórica em nossa pecuária. O prazo para entrega da declaração continua até o próximo dia 15. Será a última vez que vacinaremos o nosso rebanho contra a febre aftosa. Agradeço a todos os servidores da Adagri e demais órgãos do Governo do Estado pelo empenho nessa luta”.

Clique Aqui e veja a Portaria