O Governo do Ceará vai distribuir um recurso extra para reforçar o sistema de saúde pública do Estado, que enfrenta uma sobrecarga devido ao aumento dos casos de síndromes gripais. O anúncio oficial foi realizado pelo governador Camilo Santana nesta quinta-feira (20).
Ao todo, serão enviados mais de R$ 55,2 milhões, divididos entre as 184 cidades. Segundo o gestor, os montantes serão partilhados proporcionalmente, com base no número de habitantes de cada município. Fortaleza, por exemplo, deve receber mais de R$ 16,2 milhões.
“O recurso ainda precisa ser aprovado, mas após a conclusão dessa etapa, será imediatamente repassado de forma integral aos municípios”, explicou o chefe do Executivo.
“Os municípios vêm se queixando que estão sobrecarregados, e isso têm gerado uma alta demanda por medicamentos e insumos. Neste ensejo, o pagamento será realizado em uma parcela única, visando oportunizar o mais rápido possível o apoio necessário à Atenção Básica, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde”, explicou o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, também presente da oportunidade.
Com informações da Redação