A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou, nesta quinta-feira (30), que o Ceará está vivenciando uma quarta onda da Covid-19. A taxa de positividade cresceu mais de 8 vezes entre maio e junho deste ano, segundo dados da pasta.
Conforme a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Sarah Mendes, o aumento é natural devido à introdução de novas subvariantes do SARS-CoV-2 no Estado. No entanto, a gestora frisa que, apesar da elevação dos níveis de infectados, a quantidade de internações e mortes provocadas pela doença permanece baixa.
“Não só a Capital, mas todo o Ceará vive a quarta onda da pandemia de covid-19. Entretanto com uma característica diferente das anteriores: o aumento do número de casos não é acompanhado por um crescimento na quantidade de internações e óbitos, que permanecem estáveis”, disse.
Neste ensejo, a Sesa destaca que o número de óbitos causados pela Covid-19 no Ceará em maio foi de 11, enquanto em junho foram contabilizados 12 óbitos. Ainda segundo a pasta, a população deve manter as medidas de prevenção da Covid-19, evitando aglomerações, usando máscara de proteção e lavando constantemente as mãos, além de permanecer com o esquema vacinal contra o vírus atualizado.
“Passamos de 60% da população vacinada com a primeira dose de reforço, mas precisamos sensibilizar as pessoas, sobretudo as mais jovens, a tomar o segundo reforço. Só assim poderemos manter a doença nesse nível de não agravamento de sintomas nem de aumento de óbitos”.
Com informações da Redação