O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), é o primeiro pré-candidato oficialmente lançado à Presidência da República nas eleições de 2026. Caiado concorreu, pela primeira vez, em 1989, ao Palácio do Planalto e, nos últimos 35 anos, exerceu mandatos na Câmara Federal, no Senado e como Governador.
O evento de lançamento da pré-candidatura, realizado, nesta sexta-feira (4), em Salvador, foi marcado por críticas ao presidente Lula e à Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, e, também, ao Governo Federal pelas ações de combate à criminalidade que ficam apenas no discurso.
TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE
Segundo Caiado, o governo tem atitude de gente “incompetente e que não gosta de trabalhar”, ao repassar aos Estados as responsabilidades pelos problemas. “Lula, você não dá conta de governar”, bateu Caiado, que tem conquistado popularidade com as medidas de enfrentamento à violência no Estado de Goiás.
Com críticas direcionadas, também, a ministra Gleisi Hoffmann, a quem cabe o papel de articuladora política do Governo Lula, Caiado a apontou como uma pessoa no lugar errado porque uma tarefa que “reconhecidamente” ela não conseguiria desempenhar: “A única coisa que ela não sabe é articular. É um elefante na casa de louça”, criticou.
LIVRE E SEM CABRESTO
Caiado disse que, se eleito, exercerá o cargo em sua plenitude, com respeito aos demais Poderes e afirmou que será um candidato “desencabrestado”.
Com essa postura, Caiado foi além: “Não sou candidato de bolso de colete, nem candidato de barra de saia de ninguém não. Eu sou candidato e eu vou pro povo. Eu vou debater. Quando ninguém tinha coragem de defender direito de propriedade era o Caiado lutando com 36 anos de idade nesse Brasil”, disse Caiado que disputará, pela segunda vez, a presidência da República.
DIVISÃO NO CENTRO E NA DIREITA
O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é o primeiro, entre os nomes citados no espectro da direita, a se lançar pré-candidato ao Palácio do Planalto. São, também, pretensos pré-candidatos, mas sem decisão oficializada, a exemplo do que fez Ronaldo Caiado, os Governadores do Paraná (Ratinho Júnior), de São Paulo (Tarcísio de Freitas) e de Minas Gerais (Romeu Zena).
O nome da ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro, também, a lista de pré-candidatos. O ex-presidente Bolsonaro está inelegível, mas insiste que disputará, em 2026, a Presidência da República. Lançado pré-candidato, Caiado vai percorrer o Brasil, cumprirá agenda na Região Nordeste e passará, também, pelo Ceará, onde o União Brasil tenta atrair a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).