Brasil vai restringir voos oriundos de 6 países da África, diz ministro Ciro Nogueira

0

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou nesta sexta-feira (26) que o Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África devido à nova variante do coronavírus, chamada Ômicron. Segundo o ministro, a medida entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (29).

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia. A portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, escreveu Nogueira nas redes sociais.

Na ocasião, o ministro explicou que a decisão foi tomada em conjunto e será assinada pela Casa Civil, Ministério da Infraestrutura, Ministério da Saúde e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com Ciro Nogueira, a restrição atingirá os passageiros oriundos de: África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eritréia.

A linhagem B.1.1.529 do novo coronavírus foi classificada ontem pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como variante de preocupação.

Identificada em múltiplos países, conforme a OMS, a variante Ômicron tem preocupado cientistas por apresentar diversas mutações. A cepa foi encontrada na África do Sul, em Botsuana, em Hong Kong e na Bélgica.

Cabe destacar que pelo menos outras 23 nações já haviam anunciado bloqueios totais ou parciais a viajantes vindos de países do sul da África.

Com informações da Redação