O avanço da varíola do macaco (monkeypox) no Brasil já se dissemina por diversos grupos, incluindo bebês. São Paulo e Bahia registraram neste mês casos de menores de 1 ano de idade infectados. Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que um bebê do sexo masculino de 10 meses apresentou sintomas da doença no último dia 11, com exame posterior que confirmou a varíola do macaco.
“A criança se encontra em isolamento domiciliar e no momento está clinicamente estável e sem sinais de agravamento”, diz a pasta em nota. Na Bahia, um bebê de 2 meses teve teste positivo para monkeypox no dia 5 de agosto. A Secretaria da Saúde do Estado não informou mais detalhes a respeito do caso.
O Boletim Epidemiológico de monkeypox publicado na terça-feira (23) pelo Ministério da Saúde informa que 20 casos de bebês e crianças de zero a 4 anos haviam sido confirmados até o dia 13. As crianças são consideradas grupo de risco para varíola do macaco por não terem um sistema imunológico capaz de combater o vírus, embora isso não signifique que todas vão evoluir para quadros graves.
Até o momento, a única morte registrada no país foi de um homem de 41 anos com imunossupressão grave que estava internado em Belo Horizonte (MG).
Com informações da Redação