Brasil envia alimentos e remédios para vítimas da guerra na Ucrânia

0

Mais de 11 toneladas em alimentos, medicamentos e purificadores de água vão ser enviados, nesta segunda-feira (7), para vítimas da guerra na Ucrânia. A doação humanitária do Brasil terá como destino a Polônia, principal rota de fuga dos brasileiros que estão na região de conflito.

Os mantimentos foram recolhidos pelo Movimento União BR, a pedido da Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Itamaraty. São 400 mil refeições de preparo rápido. O estoque está armazenado em um avião da Força Aérea Brasileira, que vai decolar da base de Guarulhos, em São Paulo, e tem capacidade para trazer 80 pessoas.

Em nota, o Ministério da Defesa informou que a carga já está preparada para o embarque. Após a chegada à Polônia, os mantimentos serão descarregados e distribuídos nas embaixadas localizadas na fronteira do país com a Ucrânia. O retorno da aeronave ao Brasil está previsto para quinta-feira (10).

Cabe reforçar ainda que o mesmo avião da Força Aérea Brasileira responsável pelo transporte dos alimentos e remédios também promoverá o resgate de cidadãos brasileiros refugiados da Ucrânia. Até o momento, cerca de 150 brasileiros conseguiram sair da Ucrânia e ir para países fronteiriços, sobretudo Polônia e Romênia, com o apoio das Embaixadas do Brasil nesses países.

“A iniciativa é um esforço conjunto do Governo do Brasil, que, prontamente, mobilizou-se para resgatar os brasileiros e para atender à solicitação do governo Ucraniano de apoio humanitário”, diz trecho da nota do ministério.

Com informações da Redação