O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda-feira (28), que o Brasil receberá ucranianos através de vistos humanitários. O mandatário disse que conversou com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para providenciar os trâmites necessários e acrescentou que a portaria interministerial deve ser publicada até esta terça-feira, 01.
“Vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem ao Brasil através do visto humanitário”, afirmou Bolsonaro, em entrevista à Rádio Jovem Pan. O chefe do Executivo destacou ainda as dificuldades para as pessoas saírem do país, em virtude do fechamento do espaço aéreo, mas disse que o Brasil receberá ucranianos e familiares. “Serão bem recebidos”, declarou.
O Brasil possui uma grande colônia ucraniana, sobretudo no estado do Paraná. Estima-se que há cerca de 600 mil descendentes no país.
Cabe frisar que o visto temporário para acolhida humanitária é concedido ao cidadão de qualquer país em situação de grave ou iminente instabilidade institucional ocasionada por conflito armado, calamidade de grande proporção, desastre ambiental ou grave violação de direitos humanos.
Com informações da Redação