Bolsonaro contraria Guedes e nega que taxará compras de aplicativos como Shopee, AliExpress e Shein

0

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (21), através das redes sociais, que não pretende assinar medida provisória para taxação de compras por aplicativos, rebatendo, segundo ele, informações que teriam circulado na imprensa.

“Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos de comércio virtual como Shopee, AliExpress, Shein, etc, como grande parte da mídia vem divulgando”, afirmou o gestor. Bolsonaro ressaltou ainda que para possíveis irregularidades, nesse serviço ou outros, “a saída deve ser a fiscalização, não o aumento de impostos”.

A declaração do chefe do Executivo vem numa linha contrária à sinalizada esta semana pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para quem o imposto para compras digitais deve ser estabelecido como uma alternativa para “equalizar o jogo”. Na quinta-feira, 19, durante o seminário “Perspectivas econômicas do Brasil”, promovido pela Arko Advice e o Traders Club, o titular da Pasta foi questionado sobre a dificuldade de competir com empresas chinesas.

“Nosso time está trabalhando arduamente junto com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para reverter esse quadro. Sabemos que a China se utiliza de diversos meios para fraude, mas queremos que a regra do jogo seja igual para todo mundo”, frisou Guedes.

Com informações da Redação