A partir desta sexta-feira (15), boletos passam a ser compensados no mesmo dia se forem pagos até às 16h30. No entanto, a alteração vai depender do contrato da empresa ou operadora de serviços com os bancos, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Após às 16h30, os pagamentos só serão processados no dia seguinte. Ao todo, 136 instituições participam da nova modalidade. A Febraban afirma que a mudança vai beneficiar o comércio pela agilidade, principalmente o setor de vendas online, que vai poder fazer entregas mais rápidas e receber o valor antes. A entidade prevê ainda que pelo menos 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia e o restante no dia seguinte ao pagamento.
“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Só no ano passado foram 4,2 bilhões de documentos transacionados totalizando R$ 5,8 trilhões. A Federação calcula que o novo sistema, que funciona com uma base centralizada de dados interligada às instituições financeiras de todo o país, reduziu o equivalente a R$ 450 milhões em fraudes por ano.
O boleto bancário é um documento utilizado pelos bancos e clientes para recebimento de valores referentes a uma determinada venda de produto ou serviço. É uma forma de pagamento desenvolvida para facilitar o pagamento e agilizar o sistema de cobrança e compensação de operações de crédito.