Beatificação da cearense Menina Benigna é marcada para 24 de outubro pelo Vaticano

0

A oficialização do processo de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, conhecida como ‘Menina Benigna’, vai ocorrer no dia 24 de outubro, conforme anunciou a Diocese do município do Crato, no Ceará nesta segunda-feira (2). A data faz menção a 24 de outubro de 1941, quando Benigna, com apenas 13 anos, preferiu morrer a golpes de facão, do que ceder aos abusos sexuais de um colega de escola. O ato de coragem a tornou conhecida como “Heroína da Castidade”.

Na oportunidade, o Vaticano enviará ao Cariri o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Em 2013, a Igreja Católica a reconheceu Benigna como Serva de Deus, o primeiro passo para que uma pessoa seja considerada santa. A etapa seguinte consiste justamente na beatificação.

Benigna, que nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri, no interior cearense será a quarta brasileira e a primeira cearense a ser beatificada pelo Vaticano. A devoção à menina cresceu nos últimos anos, atraindo milhares de fiéis para Santana do Cariri anualmente. Um santuário em sua homenagem será construído pelo Governo do Ceará, em parceria com a Diocese de Crato.

Com informações da Redação