Os beneficiários do Auxílio Brasil — programa de transferência de renda que substituiu o “Bolsa Família” — com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1 recebem o pagamento a partir desta quinta-feira (14). O valor médio é de R$ 400.
Para receber regularmente o pagamento, é necessário estar com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizado. O Auxílio Brasil é destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no País, com renda mensal de meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.
Os benefícios são pagos por meio da conta poupança social ou por contas correntes regulares. Quem for inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pode abrir, de forma automática, uma conta do tipo poupança social digital para receber o pagamento.
Vale lembrar que, a partir do aplicativo Caixa Tem, poder ser consultadas mais informações sobre o benefício, como saldo e pagamento de parcelas. O beneficiário também pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, para saber se tem direito ao Auxílio Brasil e o valor que será pago.
Com informações da Redação