A Secretaria de Assistência Social de Crateús divulgou nesta terça, 08, a lista recebida do ministério da Cidadania com os nomes de novos beneficiários do programa social Auxílio Brasil. Ao todo, mais 82 famílias crateuenses serão contempladas.
Vale destacar que o benefício é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, as famílias devem atender os critérios de elegibilidade, ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses e não podem ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases do Governo Federal.
A titular da pasta em Crateús, Anaysa Figueiredo, reforça que o município possui uma base local para atendimento das famílias elegíveis ao programa social. Neste ensejo, a representação conta com uma equipe composta por uma coordenadora, além de digitadores, entrevistadores e visitadores.
No tocante à emancipação das famílias, ou seja, a retirada dos nomes dos beneficiários do sistema de pagamento, a gestora pontua: “Pelas regras do Auxílio Brasil, as famílias que tiverem aumento da renda mensal acima do valor estipulado para o perfil do programa, de R$ 210 por pessoa, e que apresentem em sua composição crianças, jovens de até 21 anos ou gestantes, poderão permanecer no programa por até 24 meses, sem que o benefício seja cancelado em razão desse aumento, desde que esse aumento não ultrapasse o valor de R$ 525 por pessoa”, conclui.
Ainda segundo Anaysa, os novos contemplados devem se dirigir ao prédio do CadÚnico e receber o documento que comprova a adesão ao benefício a partir do dia 12.
Com informações do repórter Antônio Fontenele