O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), publicou nesta quarta-feira (16) no “Diário Oficial da Câmara” um ato que revoga o uso obrigatório de máscaras de proteção facial para entrar na Casa. A decisão ainda deverá ser referendada por integrantes da Mesa Diretora.
Apesar da dispensa do uso de máscara, continuam as exigências referentes à medição de temperatura e apresentação do comprovante de vacinação. Na última segunda (14), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também revogou a obrigatoriedade do uso de máscara na Casa.
Embora a medida não seja obrigatória, as sessões da Câmara seguem no regime semipresencial, com os parlamentares autorizados a votarem sem precisar ir a Brasília. Lira prorrogou o modelo na semana passada sob a justificativa de preservar a saúde de parlamentares e servidores.
No entanto, líderes partidários admitiram que a decisão foi tomada para facilitar as negociações políticas em meio à janela partidária e ajudar no ambiente de pré-campanha eleitoral dos parlamentares.
Com informações da Redação