O ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT) irá receber, nesta quarta-feira, 13, a Medalha Iracema, principal comenda concedida pela Prefeitura de Fortaleza. Esta será a primeira vez que o petista participa de evento desde que transmitiu o cargo de chefe do Executivo estadual à atual governadora, Izolda Cela (PDT). A cerimônia será restrita a convidados.
Para cumprir os prazos eleitorais, Camilo renunciou ao cargo de governador do Estado no último dia 1º, por meio de carta publicada no Diário Oficial do Estado. Ele é cotado como candidato à cadeira no Senado Federal em outubro.
A homenagem a Camilo ocorre no momento em que aliados ao ex-governador estão em embate público sobre a sucessão do Governo do Estado. O impasse gira em torno dos pré-candidatos do PDT: a atual governadora Izolda Cela e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
No último final de semana, o deputado José Guimarães, considerado uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores, disse, em entrevista ao Jornal Valor Econômico, que a sigla planeja discutir com a base aliada os nomes que vão compor a chapa e que pode optar por uma candidatura própria “a depender do caminho que o PDT escolher”.
Em resposta à fala de Guimarães, o vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Adail Júnior (PDT), reforçou a preferência pelo nome de Roberto Cláudio. O apoio público ao nome do ex-chefe do Executivo tem vindo, principalmente, das lideranças pedetistas da Capital.
A solenidade de entrega da Medalha Iracema integra as comemorações do aniversário de Fortaleza. Além de Camilo Santana, também receberão a honraria o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e os servidores da saúde.
Com informações da Redação