O governador Elmano de Freitas (PT) deve enviar à Assembleia Legislativa do Ceará, na próxima semana, mensagens referentes à reforma administrativa do Ceará, mutirão de cirurgias eletivas e combate à fome. A declaração foi feita nesta quinta-feira, 2, durante a leitura da Mensagem Governamental no Legislativo cearense. A solenidade foi conduzida pelo deputado estadual e presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT).
Nesta sexta-feira, 3, o governador oficializou o deputado Romeu Aldigueri (PDT) na liderança do governo na Casa. Caberá ao parlamentar fazer as costuras necessárias na Casa para a tramitação das propostas. Aldigueri é filiado ao maior partido da Alece, o PDT, que conta com 13 cadeiras. Na sequência está o próprio PT, de Elmano, com 8 assentos. Somadas, as duas siglas têm 45% dos deputados, fora os demais partidos aliados. O número garante mais tranquilidade para a tramitação de matérias importantes para o governo.
Também estiveram presentes a vice-governadora Jade Romero (MDB), os secretários e secretárias de Estado e deputados e deputadas estaduais empossados nesta semana.
“Não mediremos esforços em prosseguirmos com a regionalização da Saúde. É esse processo que vai levar cada vez mais serviços, tratamentos e cirurgias para todas as regiões do Ceará. Mas tenho um compromisso de avançar já nas próximas semanas, buscando reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas”, disse, ressaltando também o combate à fome com uma de suas principais agenda nesse início de mandato.
Segurança e Educação
O novo governo tem na segurança pública outro patamar para fortalecer. Na área, Elmano diz que buscará um Estado mais seguro para os cearenses e, com apoio das forças de segurança e a parceria do Governo Federal, atuará de forma ‘implacável’ contra o crime organizado, combatendo as facções.
Na Alece, Elmano também destacou que continuará investindo na democratização do acesso à educação de qualidade desde as primeiras sérias até o ensino superior. O investimento vem também por meio da universalização do modelo de ensino em tempo integral na rede estadual. Elmano destacou ainda, em sua fala, que dará apoio aos 184 municípios cearenses para implementarem a jornada prolongada em suas redes, feita por meio do Programa de Aprendizagem na Idade Certa, o Paic Integral.
Opinião CE