Durante a sessão da Assembleia Legislativa do Ceará desta quarta-feira (29) os deputados cearenses aprovaram a sétima operação de crédito do governo Elmano de Freitas (PT). A administração estadual solicitou, e conseguiu, do parlamento autorização para contrair novo empréstimo, desta vez no valor de 100 milhões de euros, o equivalente a mais de R$562 milhões.
De acordo com a gestão, o contingente solicitado será utilizado na reestruturação da dívida pública do Ceará. Este é o quarto empréstimo autorizado em menos de duas semanas, e o sétimo desde que Elmano de Freitas assumiu o Palácio da Abolição. Ao todo, o Ceará já contraiu financiamentos que ultrapassam a casa dos R$3 bilhões.
Detalha-se que o projeto votado na Alece adequa um outro projeto de lei que já havia sido votado pela casa em 2022, durante a governança de Izolda Cela (PSB). O projeto readequado autorizava a administração estadual a contrair um empréstimo internacional, o valor seria usado dentro do Programa de Sustentabilidade Econômica-Fiscal do Estado do Ceará (Ceará Sustentável).