O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou, neste domingo (26), que 58 cidades estão totalmente ou parcialmente submersas após as fortes chuvas que atingem o estado. Cerca de 430.869 mil pessoas foram atingidas pelas tempestades e alagamentos.
“É uma tragédia nunca vista pela extensão e dimensão. Seja pela quantidade de casas, número de cidades ou extensão territorial. Estamos falando de 58 cidades que estavam parcialmente ou totalmente submersas, com comunidades inteiras rurais e urbanas embaixo d’água, o que abrange municípios da região sul, no Vale do Jiquiriçá, até a região de Jequié”, disse Costa.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia confirmou, até o momento, 18 mortes causadas pelos efeitos das chuvas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a partir de dados repassados pelos municípios e somados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), são 16.001 desabrigados, 19.580 desalojados, 286 feridos e dois desaparecidos.
Em um decreto assinado na tarde deste domingo, o gestor colocou mais 47 cidades em situação de emergência, subindo para um total de 72 municípios.
Com informações da Redação