O Ministério da Saúde lança, nesta terça-feira (17), uma campanha de doação de leite materno. De acordo com dados da pasta, apesar do aumento em 2021 de 7% no volume em relação a 2020, as doações ainda representam apenas 55% da necessidade por leite humano no Brasil.
No ano passado, foram distribuídos 168 mil litros de leite para 237 mil recém-nascidos. Neste ensejo, o governo pretende aumentar em 5% a oferta de leite humano a recém-nascidos internados em unidades neonatais.
Com o lema “Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida,” a campanha será divulgada de 19 de maio a 16 de junho em emissoras de rádio, jornais e plataformas de redes sociais, entre outros veículos. A ideia é reverter um quadro de doações ainda insuficientes para atender à demanda. A mensagem é direcionada às mulheres que estão amamentando, mas também tem o objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação do leite materno.
O Brasil conta atualmente com 225 bancos de leite humano e 217 postos de coleta. De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento no número de doações de leite humano pode representar a diminuição de despesas com a compra de fórmulas infantis para alimentar bebês prematuros nas maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com informações da Redação