A pedido do senador cearense Eduardo Girão (Podemos), representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Enel Distribuidora do Ceará devem ir ao Congresso Nacional para explicar o aumento no valor da energia elétrica fornecida aos cearenses.
Nesta terça-feira (26), o parlamentar conseguiu aprovar o requerimento de convite na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado Federal.
“Sabemos que esse é um insumo básico para todos. Neste ensejo, o aumento impacta diretamente o dia a dia tanto do cidadão comum, quanto de todas as empresas. Ainda vivemos uma crise social, por isso mesmo a imposição de um reajuste de quase 25%, nesse momento tão crítico, será indiscutivelmente danoso para a retomada do crescimento, bem como representa uma violação dos direitos dos consumidores”, disse Girão.
Na última sexta-feira (22), o parlamentar já havia enviado ofício ao diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega, solicitando informações sobre o aumento na conta de luz dos cearenses. Outros deputados cearenses também têm feito mobilizações.
Na Assembleia Legislativa do Ceará, por exemplo, cresce a pressão para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prestação de serviço da Enel.
Com informações da Redação