Emmanuel Macron vence Marine Le Pen e é reeleito presidente da França

0

O presidente francês Emmanuel Macron foi reeleito, neste domingo (24), para um segundo mandato de cinco anos ao derrotar sua rival de extrema-direita Marine Le Pen. Na oportunidade, o político liberal centrista obteve entre 57,6% e 58,2% dos votos, enquanto a candidata da extrema direita alcançou cerca de 41,8% dos votos, o melhor resultado do grupo em uma eleição presidencial na França.

A reeleição de Macron ocorreu em um cenário de descontentamento entre os jovens e entre os eleitores desiludidos do esquerdista Jean-Luc Mélenchon, que recebeu quase 22% dos votos no primeiro turno. A abstenção, entre 27,8% e 29,8% segundo as estimativas, atingiu o seu nível mais elevado em um segundo turno desde 1969.

“A raiva que levou muitos de nossos compatriotas a votar na extrema direita também deve encontrar uma resposta”, declarou Macron, em um breve discurso no Champ de Mars, em Paris, aos pés da Torre Eiffel, onde foi recebido com aplausos por seus apoiadores.

O chefe do Executivo francês também adiantou que o seu novo mandato “não será de continuidade”, mas significará “um projeto humanista, ambicioso para a independência da França, baseado no trabalho e no progresso”.

“Serei exigente e ambicioso, temos muito a fazer. A guerra na Ucrânia está aí para lembrar que a França deve levar sua voz e a clareza de suas escolhas e reconstruir sua força em todos os domínios, e nós faremos isso”, disse ele.

Com informações da Redação