Um plano de ampliação de leitos em hospitais e unidades de pronto-atendimento (Upas) voltados para o público infantil no Ceará foi discutido nesta sexta-feira (22) pela governadora do Estado, Izolda Cela (PDT), e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). A iniciativa ocorre em razão do aumento na busca por atendimento médico a crianças causado por síndromes gripais na capital e no interior.
“Nas últimas semanas já havíamos ampliado de forma considerável o número de leitos, mas a procura por atendimento tem sido cada vez maior. Em virtude disso, definimos na reunião um novo plano de ampliação de leitos nos nossos hospitais públicos e Upas, além da contratação de mais leitos em hospital filantrópico”, disse Izolda.
Na última semana, 73,91% dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) infantis do estado estavam ocupadas em razão de síndromes gripais, conforme a Secretaria da Saúde (Sesa). Já nas enfermarias, a taxa de ocupação está em quase 89,07%. Os dados foram apresentados na plataforma estadual Integrasus.
“Também temos buscado contratar mais equipes de saúde, o que tem sido dificultado pela alta da demanda, inclusive na rede privada. Todos os esforços estão sendo feitos para minimizar o sofrimento das crianças e famílias”, explicou a governadora.