A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (19), o reajuste tarifário anual da Enel Distribuição Ceará. Com isso, a conta de energia no estado vai subir, em média, 24,88% a partir da próxima sexta-feira (22).
No total, o aumento médio para consumidores de imóveis residenciais com baixo consumo foi de 24,26%, ao passo que para os clientes de média e alta tensão – a exemplo de indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 24,18%.
Vale lembrar que, no último dia 16, passou a vigorar em todo o País a bandeira tarifária verde, em substituição à bandeira tarifária de escassez hídrica – na qual era acrescido uma taxa extra de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. Neste ensejo, houve uma expectativa inicial de uma redução de até 20% nas contas de energia. Porém, esse cálculo não levou em consideração o reajuste anual feito pela Aneel.
Além do reajuste no Ceará, também foi definido o novo valor cobrado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). No Rio de Janeiro, o aumento médio aprovado foi de 14,68%, chegando, para o consumidor residencial, a 15,53%.
Com informações da Redação