José Mauro Coelho toma posse como presidente da Petrobras

0

José Mauro Ferreira Coelho tomou posse nesta quinta-feira (14) como novo presidente da Petrobras. O executivo cumpre mandato de um ano e ocupa o lugar do general Joaquim Silva e Luna, que foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro em meio aos reajustes dos preços dos combustíveis.

Em seu discurso de apresentação, Coelho argumentou que a redução da dívida bruta da estatal, atualmente em pouco menos de R$ 60 bilhões, abre espaço para investimentos e que há a intenção de reduzir os custos de extração de petróleo, com o objetivo de aumentar a produtividade.

Neste ensejo, o novo mandatário da estatal destacou ainda que o país enfrenta desafios para garantir o abastecimento dos combustíveis, em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Embora sejamos autossuficientes e até exportadores de petróleo, somos importadores de vários combustíveis, como gás de cozinha, gasolina, diesel e querosene de aviação, o que impõe, aos agentes de mercado e ao governo federal, grandes desafios para a garantia do abastecimento”, afirmou o gestor.

Ferreira Coelho foi presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e ocupou o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia até outubro do ano passado. Antes, trabalhou por 12 anos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal do governo responsável pelo planejamento do setor elétrico.

O executivo é graduado em química industrial, com mestrado em engenharia dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em planejamento energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com informações da Redação