Cerimônia de transmissão de cargo de Camilo Santana para Izolda Cela ocorre neste sábado

0

Neste sábado, 2 de abril, o Ceará passa a ter uma nova comandante no Poder Executivo estadual: Izolda Cela (PDT). Será a primeira vez na história que uma mulher ocupa o posto maior do Estado de forma efetiva. Por outro lado, a renúncia de um governador – caso de Camilo Santana (PT) – não acontecia há exatamente 20 anos no Ceará.

A solenidade de transmissão de cargo ocorre neste sábado (2), às 17 horas, no Palácio Abolição, no Bairro Meireles, em Fortaleza. Antes, será realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa para a leitura da carta de renúncia do governador Camilo Santana.

O atual chefe do Executivo cearense deixa o cargo após sete anos e três meses para cumprir os ditames da Legislação Eleitoral que exige a renúncia de ocupantes de cargos que desejem concorrer a outros postos nas eleições gerais. Ele deve ser o candidato a senador na aliança governistas local, comandada por PT e PDT.

Com a saída de Camilo, Izolda se fortalece no PDT como pré-candidata à sucessão do Governo. No entanto, se permanecer no cargo de governadora até o fim deste ano, ela deve concorrer somente à reeleição, ou seja, por mais quatro anos de mandato.

Atualmente, ela e o ex-prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PDT), são os pré-candidatos mais fortes da disputa interna no partido. Além deles, também são cotados o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), e o deputado federal Mauro Filho (PDT).

Com informações da Redação