Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) definiram, nesta quinta-feira (24), as listas tríplices para ocupar as duas vagas ainda abertas na Corte. As cadeiras serão preenchidas por advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE).
A primeira delas é formada pelos advogados André Luiz da Souza Costa (36 votos), José Carvalho de Carvalho Júnior (25 votos) e Rosa Maria de Felipe Araújo (23 votos). A segunda lista, por sua vez, é constituída pelos advogados Everardo Lucena Segundo (41 votos), José Inácio Linhares (37 votos) e Maria Darlene Braga Araújo Monteiro (30 votos).
A chegada de dez novos desembargadores ao Judiciário cearense foi aprovada ainda ano passado pela Assembleia Legislativa do Ceará. O parlamento estadual recebeu Projeto de Lei do Tribunal para autorizar a reformulação na Justiça estadual.
Destas vagas, oito são ocupadas por juízes estaduais, enquanto duas são preenchidas por advogados indicados pela OAB-CE.
Por meio das regras constitucionais, a legislação reserva um quinto dos lugares dos Tribunais de Justiça para advogados com mais de uma década de carreira, notório saber jurídico e reputação ilibada. O processo de escolha iniciou na OAB-CE, no último dia 10 de março, quando o conselho da entidade definiu duas listas sêxtuplas para serem encaminhadas para avaliação do TJCE.
Após a indicação feita pela OAB-CE, os desembargadores reduziram, na sessão desta quinta-feira, o número de concorrentes. Cada um dos 43 integrantes da Corte teve direito a votar em três nomes de cada lista, formando, então, duas listas tríplices.
Agora, as duas listas serão encaminhadas para o governador Camilo Santana escolher os dois novos desembargadores.
Com informações da Redação