Sesa recomenda medidas especiais para 170 municípios com risco alto ou altíssimo para Covid-19

0
FORTALEZA, CE, BRASIL, 14-02-2021: Movimentação de pessoas no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (Foto: JÚLIO CAESAR)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 14-02-2021: Movimentação de pessoas no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (Foto: JÚLIO CAESAR)

Com 170 dos 184 municípios cearenses sob nível de alerta “Risco Alto” ou “Risco Altísismo” para a Covid-19, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) expediu oficio nesta quinta, 25, para as respectivas secretarias de saúde municipais recomendando medidas específicas para enfrentar a epidemia simultânea. O painel analisa as condições de fatores de risco do coronavírus por município, considerando a situação da doença em cada região. O painel está disponível para visualização pública na plataforma IntegraSUS.

Os gestores municipais foram orientados a adotar as medidas de rastreamento de contatos e monitoramento de casos suspeitos; aumento da capacidade de resposta à possível demanda de cuidados hospitalares; fechamento de espaços públicos; edição de decretos com o intuito de adotar comportamentos que diminuam o contágio; cancelamento de eventos sociais; instalação de barreiras sanitárias; e fiscalização para cumprimento dos decretos estadual e municipal.

Fortaleza é considerada cidade com “Risco Altíssimo” para Covid-19

Ao todo, 84 municípios cearenses estão em Risco Altíssimo e 86, com Risco Alto. Fortaleza é considerada Nível 4, tida como “Risco Altíssimo” para a Covid-19. Em sua sétima semana epidemiológica de 2021, são cerca de 160 casos confirmados por dia a cada 100 mil habitantes, mostra plataforma nesta quinta-feira, 25.

Na manhã de hoje, a taxa de ocupação de leitos em todo o Estado de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) destinada a pacientes com Covid-19 é de 90,19%. Já a taxa de ocupação das enfermarias é de 66,44%.

Duas cidades cearenses já decretaram lockdown em 2021

A Prefeitura do município de Santa Quitéria anunciou, na noite dessa quarta-feira, 24, lockdown de sete dias. As atividades não essenciais começam a ser proibidas durante o período, que começa a valer a partir da meia-noite desta quinta-feira, permanecendo até a 0 hora do dia 4 de março. É o segundo Município a decretar lockdown no Ceará no mesmo dia.

O primeiro anúncio da quarta-feira, 24, foi realizado pelo prefeito de Mombaça, comunicando as medidas de restrições até 28 de fevereiro.  Até ontem, a região registrou 1.805 casos confirmados e 46 óbitos.

Como funcionam os indicadores

Para a análise, estão entre os principais indicadores observados pela Sesa a incidência de casos confirmados de Covid-19 por dia/100 mil habitantes; internações pela Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) – causas respiratórias; taxa de positividade em testes RT-PCR; taxa de letalidade por Covid-19 e percentual de leitos UTI Covid ocupados.

Entenda o novo decreto

O novo decreto com novas medidas de combate à Covid-19 no Ceará foi anunciado na noite de quarta e entrou em vigor desde o último dia 18, e segue válido até o dia 28 de fevereiro. O documento determina “toque de recolher”, limita funcionamento de atividades e renova barreiras sanitárias.