Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado

0

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem parar parcialmente ou por completo a partir desta quarta-feira (23), devido a uma greve mobilizada pela Federação Nacional dos Servidores (Fenasps). O alcance da paralisação ainda depende da adesão das bases organizadas em cada estado. Em Crateús, a agência do INSS está fechada e com os atendimentos à população suspensos.

Cabe destacar que os servidores pedem um reajuste de 19,9% nos salários para repor a inflação desde 2019. Eles também reivindicam o arquivamento da reforma administrativa e a revogação do teto de gastos (regra que limita os crescimentos das despesas públicas para além da inflação), além da promoção imediata de concurso público para técnico de seguro social.

A decisão pela greve foi tomada em assembleia virtual realizada na terça-feira, 22 de março.

Conforme relatos de bastidores, há uma reunião marcada entre membros da Fenasps e representantes do Ministério da Economia na sexta-feira, 25 de março. A expectativa do sindicato, porém, ainda é de cautela, já que segundo eles, outras reuniões foram marcadas e desmarcadas antes do anúncio da paralisação, mesmo com o requerimento com pedido de negociação emergencial enviado ainda no dia 18 de janeiro à pasta econômica do Governo.

Com informações da Redação