O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta sexta (11) que não haverá confronto direto entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, e a Rússia, porque o evento poderia configurar uma guerra de proporções semelhantes às de 1914 e 1939.
Em publicação no Twitter, o chefe da Casa Branca disse que um embate contra os russos deve ser evitado.
“Quero ser claro: defenderemos cada centímetro do território da Otan, com todo o poder de uma Otan unida e galvanizada. Mas não vamos travar uma guerra contra a Rússia na Ucrânia. Um confronto direto entre a Otan e a Rússia é a Terceira Guerra Mundial. É algo que devemos nos esforçar para evitar”, escreveu o democrata.
Apesar de não declararem guerra oficialmente, países que compõem a Otan têm fornecido armamentos ao território ucraniano. A porta-voz do governo russo, Maria Zakharova, já acusou a aliança militar de colaborar com a munição de grupos apoiados pelo governo da Ucrânia, aos quais chamou de “bandidos”.
O conflito na Ucrânia já dura mais de duas semanas, sem perspectiva de cessar-fogo. As Nações Unidas contabilizam mais de dois milhões de refugiados em decorrência da guerra.
Com informações da Redação