A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou nesta quarta-feira, 9, orientações para estudantes e professores dos campus da Capital e do interior do Estado acerca do retorno das atividades acadêmicas presenciais do semestre 2022.1, que começa no dia 16 de março, conforme a Portaria nº 61/2022. No documento, também constam as diretrizes gerais de conduta e vigilância no contexto da pandemia de Covid-19.
Conforme o texto, para a frequência das aulas presenciais, será exigido que estudantes e professores tenham tomado, pelo menos, duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19. Pessoas não vacinadas precisarão assinar uma autodeclaração, ao passo que deverão permanecer em atividades remotas até o dia 15 de abril.
A universidade explica que o conteúdo do parecer foi elaborado pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), junto ao Comitê de Crise para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 e a Reitoria.
Os documentos trazem ainda os procedimentos a serem adotados por estudantes e professores que pertencem ao grupo de risco para a covid-19. Além disso, há detalhes sobre o que fazer caso alguém apresente sintomas compatíveis com os de síndrome respiratória ao longo do semestre, além de outras recomendações.
O plano também estabelece um manual para o uso dos espaços físicos da UFC, com sugestões relacionadas à ventilação, circulação de pessoas, ocupação de salas de aula e uso de elevadores, escadas, banheiros, dentre outros ambientes.
Com informações da Redação